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«Magic Mike XXL» não convenceu homens a ir ao cinema

A percentagem de mulheres no público para o filme com Channing Tatum ambientado no mundo do striptease masculino já entrou para a história. E o dos homens também... nunca foram tão poucos.

Quatro por cento.

Que «Magic Mike XXL» nunca iria arrastar muitos homens às salas de cinema era um dado adquirido, mas nunca se pensou que fosse tão baixa a percentagem de público masculino nas sessões na sua estreia nas salas de cinema dos EUA.

Nunca existiu tal disparidade de números na história do cinema americano: 96% da audiência do filme com Channing Tatum, Matt Bomer, Joe Manganiello e Adam Rodriguez como strippers masculinos era feminina, indicam os estudos de mercado nas salas.

Até num grande sucesso destinado primordialmente ao público feminino como «As Cinquenta Sombras de Grey» a percentagem ficou nos 68% e mesmo o primeiro filme, «Magic Mike», ainda convenceu 27% de homens a irem às salas no verão de 2012.

A comparação mais próxima é «O Sexo e a Cidade» em 2008, quando 85% do público na estreia era formado por mulheres.

Em Portugal, foram vendidos 18,244 bilhetes entre quinta-feira e domingo, mas não são conhecidos outros dados.

Os quase 12 milhões de dólares que «Magic Mike XXL» rendeu nos EUA foram considerados uma desilusão - não obstante o filme só sido barato e ir dar lucro dentro de algumas semanas -, mas os analistas interrogam-se agora se a campanha de marketing do estúdio, do trailer às imagens, não exagerou os esforços para cativar o seu principal alvo demográfico e, mais discretamente, o público homossexual... principalmente quando à partida já era «XXL».

«Se o seu filme é o equivalente cinematográfico de ir a um clube de strip, então corre-se o perigo de alienar os espectadores masculinos e, dados estes valores, podemos perguntar-nos se o marketing e a campanha não foram longe de mais», referiu Dave Karger, responsável pelo Fandango, um dos principais vendedores «on line» de bilhetes de cinema.

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