Artigo

Martin Scorsese termina rodagem de filme sobre missionário português

Andrew Garfield interpreta o padre Sebastião Rodrigues em «Silence», baseado num romance de Shusaku Endo que o cineasta queria levar ao cinema há mais de 20 anos.

Martin Scorsese está nos últimos dias de rodagem de «Silence», um drama histórico que conta a história dos jesuítas que viajaram ao Japão no século XVII.

O filme baseia-se no romance de Shusaku Endo e conta a história de um grupo de jesuítas portugueses no século XVII que foram perseguidos pelo seu trabalho de evangelização em lugares remotos do Japão.

Andrew Garfield («A Rede Social», «O Fantástico Homem-Aranha») interpreta a personagem principal, o Padre Sebastião Rodrigues. O elenco inclui ainda Liam Neeson, Adam Driver, Ciarán Hinds e Tadanobu Asano.

Não obstante a localização da história, Scorsese filmou em Taiwan após sugestão do realizador Ang Lee. Com as 14 semanas de filmagens a terminarem a 15 de maio, o cineasta deu uma conferência de imprensa na segunda-feira para falar da longa jornada para fazer o filme sobre o silêncio de Deus perante o sofrimento humano.

Scorsese esclareceu que ainda que uma primeira versão do argumento tenha sido preparada em 1992, após o livro lhe ter sido oferecido quatro anos antes, as origens são ainda mais antigas.

«O tema apresentado por Shusaku Endo estava presente na minha vida desde que eu era muito, muito novo. Estive muito envolvido na religião porque foi criado no seio de uma família muito católica».

Conhecido por sucessos de bilheteira como «Gangues de Nova Iorque» e «The Departed - Entre Inimigos», Scorsese acrescentou que as suas crenças cristãs e a sua fé o ajudaram a desenvolver-se na vida.

«Silence» só chegará às salas de cinema em 2016.

OS FILMES DE MARTIN SCORSESE

Comentários