Artigo

Marvel Comics: todas as adaptações ao cinema

Com «O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro» nos cinemas, recordamos todos os filmes adaptados de BDs da Marvel Comics, inclusivamente nos tempos em que o sucesso estava longe de lhes bater à porta.

Embora hoje em dia os heróis de banda desenhada da editora Marvel Comics sejam valores seguros nas suas adaptações ao cinema, durante décadas tiveram um historial crónico de insucessos. A primeira adaptação ao cinema deu-se ainda em 1944, num «serial» da Republic Pictures sobre o Capitão América que por cá recebeu o título «A Morte Vermelha».

Ao longo dos anos 70 houve várias tentativas de levar os super-heróis da editora ao cinema, mas as tentativas foram todas infrutíferas. Só a versão televisiva em imagem real de Homem-Aranha deu origem a três filmes, montados a partir dos episódios televisivos, que foram apenas estreados em salas de cinema fora dos EUA, nomeadamente em Portugal.

Em 1986, com produção de George Lucas, a adaptação de «Howard the Duck» deveria marcar a entrada da Marvel no cinema pela porta grande, mas foi um fracasso tão clamoroso que acabaria por levar a própria BD atrás de si. Tentativas frustradas foram também as de levar o Capitão América ao cinema, num filme de 1990 tão fraco que, mesmo pensado para estrear no grande ecrã, acabou por ir directamente para vídeo nos EUA. Seguiu-se uma versão das aventuras dos Fantastic Four reputadamente ainda pior, de tal forma que, após concluída foi rapidamente escondida, nem edição em vídeo merecendo.

Só com o êxito surpresa de «Blade», em 1999, e o super-sucesso de «X-Men» e «Homem-Aranha» nos anos seguintes, é que a Marvel entraria em grande no cinema, com um catálogo cada vez maior de heróis adaptados ao grande ecrã.

Comentários