Artigo

Morreu o ator Bob Hoskins

O ator britânico Bob Hoskins, célebre por filmes como «Quem Tramou Roger Rabbit», «A Minha Mãe é uma Sereia» ou «Mona Lisa», faleceu aos 71 anos.

Bob Hoskins morreu devido a uma pneumonia, informou o seu agente. Em 2011, o ator tinha sido diagnosticado com doença de Parkinson o que levou a que, no ano seguinte, anunciasse a sua retirada do mundo da representação. O londrino, que ganhou fama pelos seus papéis em filmes policiais britânicos dos anos 80 antes de iniciar uma prolífica carreira em Hollywood, faleceu na terça-feira à noite num hospital, ao lado da família.

Hoskins nasceu em West Suffolk em 1942 e começou sua a carreira de ator na viragem para os anos 70, no teatro e na televisão, onde deu nas vistas em 1978 no papel principal da série «Pennies from Heaven», criada por Dennis Potter. Ao longo da década foi acumulando pequenos papéis em filmes como «Inserts» ou «Alvorada Zulu» e viu a sua popularidade subir em flecha com o papel principal do drama de «gangsters» «A Sexta-Feira Mais Longa» (1980), que lhe valeu a primeira nomeação ao Bafta.

Seguiram-se importantes papéis de composição em fitas como «Pink Floyd - The Wall» (1982), «O Cônsul Honorário» (1983), «Cotton Club» (1984) e «Brazil - O Outro Lado do Sonho» (1985), até conseguir a sua interpretação mais elogiada e premiada no drama «Mona Lisa» (1986), que lhe valeu o Bafta, o Globo de Ouro, o troféu de Melhor Ator em Cannes e a nomeação ao Óscar.

Dois anos depois deu o salto pior os EUA, com o filme mais popular da sua carreira, «Quem Tramou Roger Rabbit», onde, no papel do detetive privado Eddie Valiant contracenou com alguns dos mais míticos desenhos animados da história do cinema.

A partir daí dividiu a sua carreira entre Hollywood e a Europa, brilhando em fitas dos mais diversos géneros, como «A Minha Mãe é uma Sereia» (1990), «Hook» (1991), «O Círculo do Poder» (1991, onde foi inesquecível no papel de Lavrentii Beria), «Espionagem e Traição» (1992), «Super Mario Bros» (1993), «Nixon» (1994, no papel de J. Edgar Hoover), «A Viagem de Felícia» (1992), «Inimigo às Portas» (1999), «Encontro em Manhattan» (2002), «Bobby Darin - O Amor é Eterno» (2004), «Mrs. Henderson» (2005), «Hollywoodland» (2006) e «Doosmday - Juízo Final» (2008).

O último trabalho de Hoskins no cinema foi em «Branca de Neve e o Caçador», filme de 2012 com Chris Hemsworth, Kristen Stewart e Charlize Theron, onde dava corpo a um dos anões da história.

Comentários