Artigo

Morreu o escritor norte-americano Elmore Leonard, criador de Jackie Brown

O escritor norte-americano Elmore Leonard, autor de vários «westerns» e policiais, conhecidos pela adaptação para cinema, morreu hoje, aos 87 anos, em Detroit. «Jackie Brown» e «O Comboio das 3 e 10» foram adaptados de obras suas.

A notícia foi dada na página oficial do escritor, que estaria a recuperar de um ataque súbito que sofreu no início do mês, numa altura em que preparava «intensamente» um novo romance policial.

Nascido a 11 de outubro de 1925, em Nova Orleães, Elmore Leonard começou por escrever «westerns», mas mais tarde focou-se sobretudo no género policial, publicando mais de 40 títulos, muitos deles adaptados para cinema.

Entre as histórias mais conhecidas que chegaram ao grande ecrã contam-se «Um Homem», de Martin Ritt, protagonizado por Paul Newman em 1957, «Jackie Brown», de Quentin Tarantino, «O Comboio das 3 e 10», que teve uma versão em 1957 por Delmer Daves e outra em 2010 por James Mangold, «Romance Perigoso», de Steven Soderbergh, e «Jogos quase Perigosos», de Barry Sonnenfeld.

Com obra também adaptada para televisão, Elmore Leonard foi distinguido em novembro de 2012 pela National Book Foundation, pelo contributo para a literatura norte-americana, por conta de um «trabalho literário cheio de vida e com um estilo inimitável».

Em Portugal estão publicados vários títulos do autor, nomeadamente «Justiça de Crocodilo», «Crianças Pagãs», «Cuba Libre» e «Unha com Carne».

Comentários