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Morreu Jonathan Demme, o realizador de "O Silêncio dos Inocentes"

Jonathan Demme tinha 73 anos. Além do Óscar pelo clássico com Anthony Hopkins e Jodie Foster, dirigiu filmes como "Viúva Mas Não Muito" e "Filadélfia".

Jonathan Demme, o cineasta iconoclasta de filmes como "Viúva Mas Não Muito", "Filadélfia" e "O Silêncio dos Inocentes", que lhe valeu o Óscar, morreu esta quarta-feira em Nova Iorque, cidade de muitos dos seus filmes, em consequência de um cancro e de problemas cardíacos. Tinha 73 anos.

"Posso confirmar que Jonathan faleceu esta manhã no seu apartamento em Manhattan, ao lado da sua esposa, Joanne Howard, e três filhos", afirmou o seu agente em comunicado.

O realizador e produtor, nascido em 1944, começou a alimentar a paixão pelo cinema na universidade, usando o trabalho como crítico para ver filmes de graça. Mais tarde, começou a trabalhar como publicitário para o produtor Joe E. Levine e depois como assessor de imprensa do famoso realizador e produtor de filmes 'série B' Roger Corman.

Foi este que lhe começou a dar oportunidades no cinema com a escrita de argumentos e mais tarde como produtor e realizador das segundas equipas dos filmes, a começar por "Angels hard as they come", em 1971.

A experiência numa dessas produções, "The Hot Box", sobre mulheres numa guerrilha nas Filipinas, levou-o a pedir a Corman para fazer um filme com mulheres: assim nasceu "Cage Heat", que em Portugal se chamou "A Gaiola das Tormentas" (1974), a sua estreia como realizador aos 30 anos.

Ainda inspirado pelo modelo de cinema de Corman (fazer muito com pouco dinheiro e em pouco tempo), fez de seguida um western, "O Vingador da Estrada" (1976) e o 'thriller' inspirado por Alfred Hitchcock "O Último Abraço" (1979).

É na década seguinte que o seu trabalho começa a ganhar reconhecimento, graças à comédia "Melvin e Howard" (1980), baseado na história verdadeira do encontro entre um operário e o homem a quem dá boleia até las Vegas, o milionário Howard Hughes. Não foi um sucesso comercial, mas despertou a atenção dos críticos e foi nomeado nomeado para três Óscares: Atriz Secundária (Mary Steenburgen) e Argumento Original, que ganhou, e ainda  Ator Secundário (Jason Roberts).

A passagem para o drama na Segunda Guerra Mundial chamado "Amor em Perigo" (1984) não corre bem, com várias desentendimentos com a estrela Goldie Hawn, ao contrário do filme-concerto dos Talking Heads , "Stop Making Sense" (1984), que surge sempre nas lista dos melhores documentários da história.

Este trabalho abriu uma nova fase na carreira no documentarismo, com filmes tão importantes no género como "Neil Young: Heart of Gold" (2006) e "Jimmy Carter Man from Plains" (2007) e à realização de vídeos de música e filmes-concertos para artistas como The Pretenders e New Order.

A música também ganha outra dimensão nos filmes de ficção que fez após "Stop Making Sense", a começar com "Selvagem e Perigosa" (1986), o seu primeiro sucesso internacional, arrancando uma das melhores interpretações de Melanie Griffith como a jovem rebelde que arrastava o 'yuppie' Jeff Daniels para uma grande aventura.

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