"Star Wars: O Despertar da Força" bateu, como talvez saiba, vários recordes com a sua estreia nos EUA.

O primeiro foi o da venda antecipada de bilhetes: os primeiros valores anunciados apontavam para os 50-60 milhões de dólares, mas acredita-se agora que terá sido mais de 100.

O recorde eram uns modestos 25 de "O Cavaleiro das Trevas Renasce" em 2012.

Com a chegada às salas caíram os dois recordes na posse de "Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2": o de receitas de sessões de pré-estreia (57 milhões, contra os 43,5) e melhor dia de estreia (119,1 contra 91,07).

Claro que todos os recordes de dezembro, a começar pelo de melhor dia de estreia (37,12 milhões do primeiro "O Hobbit") caíram para "O Despertar da Força", o primeiro da história do cinema a ganhar 100 milhões num único dia, bem como o mais rápido, mas eram os de "Mundo Jurássico" que estavam ameaçados.

Com 247.97 milhões no fim de semana de estreia de "O Despertar da Força", ficaram para trás os impressionantes 208,8 estabelecidos pelo filme de verão. E graças a um domingo que correu melhor do que se previa (60,55 contra o recorde de 57,2), as receitas a nível mundial foram de 529 milhões, ultrapassando a meta dos 524 e sem a ajuda do mercado chinês, onde só chega em janeiro.

A única e fraca consolação de "Mundo Jurássico"? Manteve o recorde de melhor sábado de sempre: 69,6 milhões... "O Despertar da Força" ficou-se pelos 68,29.

Em resposta, a equipa de "Mundo Jurássico", formada pelos produtores Steven Spielberg e Frank Marshall e o realizador  Colin Trevorrow, deu os parabéns através do Twitter ao realizador J.J. Abrams, à presidente da Lucasfilm e produtora Kathleen Kennedy, aos atores e equipa, sem esquecer a de marketing, com a imagem de classe que se reproduz em baixo.

E pode dizer-se que fica quase tudo em família: Marshall é casado com Kennedy, que também esteve associada muitos anos a Spielberg, que por sua vez foi o mentor de J.J. Abrams. E claro que Colin Trevorrow vai realizar... "Star Wars: Episódio IX".