Artigo

«Mundo Jurássico» é o filme com a melhor estreia de todos os tempos

A chegada de «Mundo Jurássico» provocou um terramoto na América e a nível global. Portugal não foi exceção.

O retorno dos dinossauros de «Mundo Jurássico» tornou-se o lançamento de maior retorno nas bilheteiras na história do cinema ao arrecadar 524.1 milhões de dólares [464.1 milhões de euros] em todo o mundo - de acordo com dados finais divulgados pela empresa Exhibitor Relations.

O filme cativou milhões de espectadores com um dinossauro modificado geneticamente que, em vez de se tornar a grande atração de uma ilha de Costa Rica, acaba colocando em risco milhares de visitantes graças à sua inteligência, força e dimensão.

Liderado pelas estrelas Chris Pratt e Bryce Dallas Howard, «Mundo Jurássico» destronou ainda «Os Vingadores», que desde 2012 detinha o título de melhor estreia na América do Norte, com 207,4 milhões de dólares.

O quarto episódio da saga inaugurada em 1993 por Steven Spielberg arrecadou nesse mercado 208,8 milhões de dólares [185,1 milhões de euros].

Também liderou as receitas de 66 mercados, incluindo a China, onde rendeu 100 milhões de dólares.

Em Portugal, o filme rendeu quase 657 mil euros e venderam-se quase 110 mil bilhetes.

A chegada de «Mundo Jurássico» provocou um terramoto nos EUA e no Canadá, relegando «Spy» e «San Andreas» para o segundo e terceiro lugar nas bilheteiras, com 15,6 e 10,8 milhões de dólares respetivamente.

O filme de terror «Insidious: Capítulo 3» terminou com 7,3 milhões de dólares, enquanto a comédia musical «Um Ritmo Perfeito 2» ficou-se pelos 6,3 milhões.

As estrelas de «Entourage» caíram duas posições e foram para a sexta com 4,1 milhões de dólares, assim como «Mad Max: Estrada da Fúria», em sétimo lugar com 4 milhões.

«Vingadores: A Era de Ultron» seguem vivos sete semanas após a sua estreia com outros 3,6 milhões de dólares. No total já rendeu 444,7 milhões.

«Tomorrowland: A Terra do Amanhã», a última empreitada de George Clooney, e «Love & Mercy», protagonizado por John Cusack, encerram o TOP 10 com 3,4 e 1,6 milhões de dólares respetivamente.

Comentários