Artigo

«Mundo Jurássico» resiste a Channing Tatum e Arnold Schwarzenegger

Nem a concorrência de «Magic Mike XXL» e «Exterminador: Genisys» foram suficientes para desalojar os dinossauros e animação da Pixar dos primeiros lugares das bilheteiras americanas.

As expectativas eram elevadas, mas «Exterminador: Genisys» e «Magic Mike XXL» não tiveram argumentos para convencer os espectadores americanos este fim de semana nos EUA, um dos mais simbólicos do país pois incluía o feriado do 4 de julho, em que se festeja o dia da independência.

O filme que marca o regresso de Arnold Schwarzenegger ao seu papel mais simbólico ficou em terceiro lugar, com 28,7 milhões de dólares (e 44,1 desde a estreia na terça-feira), o nível mais baixo da saga desde o primeiro filme de 1984.

Os valores confirmam que a estrela de origem austríaca não tem o músculo dominador a nível comercial nos EUA de outrora, ao contrário do que sucede a nível internacional: com 76 milhões e ainda muitos mercados por estrear, essas receitas de «Exterminador: Genisys» devem justificar a aposta nas sequelas, já com data marcada em 2017 e 2018, uma vez que o filme custou 155 milhões, que não vai conseguir recuperar no mercado interno.

Por sua vez, a sequela liderada por Channing Tatum ficou em quarto lugar, com apenas 11,6 (e 26,6 desde a estreia a meio da semana), muito abaixo dos 40 previstos e dos 39 do primeiro filme lançado pela mesma altura em 2012. Ainda assim, com um custo de apenas 15 milhões, já é um sucesso comercial.

«Mundo Jurássico» e «Divertida-Mente (Inside Out)» continuaram a recolher as preferências e a manter uma acesa disputa pelo primeiro lugar.

Na quarta semana em exibição, o filme com Chris Pratt liderou por pouco: 30,9 milhões de dólares, contra 30,10 da animação da Disney-Pixar.

O primeiro já recolheu 558 milhões e é o quarto maior sucesso comercial da história dos EUA (não considerando a inflação), conquistando o lugar de «O Cavaleiro das Trevas» (2008).

A nível mundial, as receitas atingem 1,35 mil milhões, ultrapassando o recente «Vingadores: A Era do Ultron» como o quinto maior sucesso de todos os tempos.

Em Portugal, ainda tem um longo percurso a percorrer para bater recordes, mas já foi visto por 248.656 espectadores.

«Divertida-Mente (Inside Out)» já arrecadou 246,1 milhões, e mais 117 fora de portas. Em Portugal, já recolheu as preferências de 173.669 espectadores.

Comentários