Artigo

Museu Nacional da Imprensa assinala 105º aniversário de Manoel de Oliveira

O Museu Nacional da Imprensa assinala a partir de quarta-feira o 105º aniversário do cineasta Manoel de Oliveira com várias iniciativas dentro e fora de portas.

No museu ficará patente, até 10 de março de 2014, a exposição inédita «Manoel de Oliveira, 105 revistas» que visa mostrar «a diversidade de abordagens jornalísticas sobre o cineasta e sua imensa obra», refere comunicado hoje divulgado. A exposição contará com várias revistas portuguesas e publicações francesas como a «Cahiers du Cinèma», «Beaux Arts», «L’Avant Scène Cinéma», Supl. Cinéma do «Libération» e «L’Acchiappa Film».

«Em várias revistas portuguesas estão patentes textos de José Régio, Jorge Sena, Adolfo Casais Monteiro e José Gomes Ferreira sobre o cineasta natural do Porto», explica o museu. Além das 105 revistas, esta exposição inédita, coordenada pelo diretor do museu, Luís Humberto Marcos, apresenta «uma larga diversidade de jornais sobre a vida e obra do cineasta».

Fora do museu, e no aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, estará patente a exposição «Manoel de Oliveira no humor mundial», baseada no prémio especial de caricatura lançado este ano no PortoCartoon-World Festival e dedicado expressamente ao cineasta.

Esta mostra contará com mais de trinta desenhos, de diferentes países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Comentários