O Muvi ocupará o cinema São Jorge até domingo, com filmes, exposições, concertos, apresentação de livros e debates, sempre em torno do cinema e da música, dois mundos que se complementam, num festival que tem ainda potencial para crescer, como afirmou à Lusa Bruno Perdigão, um dos responsáveis pela organização.

A sessão de abertura do Muvi ficará por conta de "Paco de Lucía - A busca", um filme com memórias biográficas e interpretações do guitarrista espanhol, rodado pelo filho, Francisco Sanchez Varela.

Em destaque na programação está a música portuguesa. O Muvi exibirá, na sexta-feira, os documentários "A um passo da loucura: Punk em Portugal 78-88", de Hugo Conim e Miguel Newton, e "Bastardos - Trajetos do punk português 1977-2014", feito no âmbito de um projeto de investigação coordenado por Paula Guerra.

O festival repesca ainda dois filmes já exibidos noutros festivais, nomeadamente "Porque Não Sou o Giacometti do Século XXI", de Tiago Pereira, e "Phil Mendrix", de Paulo Abreu, sobre o guitarrista Filipe Mendes, e recorda o concerto que juntou Tó Trips e Filho da Mãe no projeto "Guitarras ao Alto".

No São Jorge serão ainda mostrados dois filmes de Marcus Haney, o fotógrafo e realizador norte-americano que conseguiu entrar à socapa em mais de 50 festivais de música: "No cameras allowed", que regista o modo como se infiltrou nos eventos sem pagar, e "Austin to Boston", documentário no qual acompanha a digressão que quatro bandas fizeram em conjunto nos Estados Unidos.

A cena musical de Liverpool, para lá da ligação à génese dos Beatles, num filme de Brett Gregory, e a vida de artistas afegãos em contexto de guerra, no documentário "Creative despite war", de Ruì Díaz e Christian Rinke-Lazo, também fazem parte da programação.

Em retrospetiva, o Muvi mostrará o filme "Música no coração", que cumpre 50 anos, uma edição de revista de "Quase famosos" (2000), de Cameron Crowe, e "When Bjork met Attenborough" (2013), que regista um encontro entre a cantora islandesa Bjork e o naturalista David Attenborough, numa altura em que a artista preparava o álbum "Biophilia".

Além do cinema, o MuviLisboa conta com exposições, atuações ao vivo de vários nomes de arte urbana, com o lançamento de um novo volume da revista da Galeria de Arte Urbana (GAU), apresentação da biografia dos vinte anos dos portugueses The Gift, de Nuno Galopim, e ainda uma conversa sobre música portuguesa com Eduardo Almeida, Paula Guerra, Rui Vieira Nery e João Carlos Callixto.

Kwan, Electric Man, Les Crazy Coconuts e Galore são alguns dos artistas que atuarão durante o Muvi, no São Jorge.

Apresentado como o único festival de cinema dedicado em exclusivo à música, o MuviLisboa teve, na primeira edição, cerca de dois mil espectadores. O orçamento para esta segunda edição é de cerca de seis mil euros.