Artigo

«My Road Series» retrata vida dos surfistas profissionais

O surfista português Nicolau von Rupp vai apresentar a série de documentários «My Road Series», retratos da forma como vivem os que procuram as ondas perfeitas.

A 16 de dezembro no Cinema São Jorge, em Lisboa, terá lugar uma grande noite do surf europeu contemporâneo, marcada pela estreia mundial de «My Road Series», uma série de documentários realizados pela dupla Dinis e Gustavo, tendo como protagonista o jovem surfista português Nicolau von Rupp. A sessão começa às 19h00.

O surfista europeu com maior mediatismo internacional num desporto onde os grandes feitos extracompetição contribuem tanto ou mais para a reputação de um surfista quanto as conquistas competitivas, von Rupp tem sabido traçar o seu caminho através de uma estrada que o leva a percorrer de forma incessante o planeta em busca das mais temidas e desafiantes ondas dos sete mares, ao mesmo tempo que contribui para a criação da identidade do novo surfista europeu: multicultural, poliglota, interessado e muito talentoso.

Ao longo dos quatro documentários informais que compõem a «My Road Series», Nic leva-nos até aos principais palcos do surf mundial, descrevendo não só a vida de um surfista profissional, mas tentando também perceber qual a posição que os europeus ocupam presentemente na estrutura surf mundial.

O primeiro episódio de «My Road Series», intitulado «One City — From Lisbon to Los Angeles», traça um paralelo entre a capital portuguesa e a capital mundial do surf, investigando os seus pontos comuns e diferenças. Como vive um surfista profissional? Qual o espaço que ocupam os europeus na indústria internacional do surf?

Contando com a participação dos grandes surfistas portugueses da atualidade, como Tiago Pires, Vasco Ribeiro, Frederico Morais, José Ferreira e Filipe Jervis, em «One City» ficamos a conhecer Nic von Rupp e a forma como vive um surfista profissional em Lisboa só para, a partir de LA, percebermos que «viver deslocado» faz parte da condição de qualquer surfista profissional, e que no meio de uma vida em permanente deslocação existe sempre a necessidade de uma cidade a que se possa chamar de «casa». Será Lisboa um bom «lar» para um surfista profissional? Será Lisboa a próxima capital do surf europeu?

«My Road Series» retrata um ano preenchido com viagens a volta do mundo, em busca das melhores ondas, sempre recebido e conduzido pelas pessoas locais que, mais do que excelentes surfistas e contadores de histórias, acabam por ser excelentes amigos. O espírito do surf, um caminho para recordar.

Foto: Ricardo Faustino

Comentários