Artigo

Nomeações anunciadas: «Birdman» à frente na corrida aos Globos de Ouro

O filme realizado por Alejandro González Iñárritu arrasa a concorrência com sete nomeações para os prémios vistos como um precursor dos Óscares.

«Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância)» lidera as nomeações para os Globos de Ouro anunciadas há momentos em Los Angeles.

O filme está nomeado nas categorias de Melhor Comédia ou Musical, Ator (Michael Keaton), ator secundário (Edward Norton), atriz secundária (Emma Stone), realização (Alejandro González Iñárritu), argumento e banda sonora.

A seguir, com cinco nomeações, estão «Boyhood - Momentos de uma Vida» e «O Jogo da Imitação». O primeiro está nomeado para Melhor Filme em Drama, ator secundário (Ethan Hawke), atriz secundária (Patricia Arquette), realização (Richard Linklater) e argumento, enquanto «O Jogo da Imitação» foi citado para Melhor Filme em Drama, ator (Benedict Cumberbatch), atriz secundária (Keira Knightley), argumento e banda sonora.

Em cinema, as nomeações para os Globos de Ouro costumam conjugar títulos mais falados ao longo das últimas semanas, bem como uma ou duas surpresas mais inesperadas, resultado de uma boa campanha de marketing do estúdio junto dos jornalistas estrangeiros baseados em Hollywood.

A presença de «Selma», um «biopic» sobre Martin Luther King confirma os comentários que se ouviam dentro da indústria sobre um bom acolhimento, tal como sucede com Jake Gyllenhaal, nomeado por Nightcrawler - Repórter na Noite.

Entre as maiores surpresas estão as nomeações de Julianne Moore para melhor atriz tanto na categoria de drama («Still Alice») como comédia ou musical («Mapas Para as Estrelas»), e as presenças de Quvenzhané Wallis por «Annie» (foi a mais jovem de sempre nomeada para o Óscar de melhor atriz por «Bestas do Sul Selvagem»), Jennifer Aniston pelo pouco visto «Cake» e Christoph Waltz por «Olhos Grandes».

Pelas ausências, destacam-se «Sniper Americano», de Clint Eastwood, e, ainda mais surpreendente por parte de uma organização que gosta de ter no público grandes estrelas, a de «Invencível», realizado por Angelina Jolie. Com quatro nomeações, incluindo para a realização de David Fincher, «Em Parte Incerta» também falhou a categoria de Melhor Filme.

Os Globos de Ouro são vistos como um bom prognóstico do que poderão ser as escolhas dos membros da Academia para os Óscares, ainda que dividam os filmes nas categorias de drama e comédia ou musical.

Nas categorias reservadas à televisão, «True Detective», House of Cards», «Fargo», «A Guerra dos Tronos» e «Downton Abbey» dominam um segmento que se destaca ainda pela presença de muitos atores que vemos mais frequentemente no grande ecrã: Kevin Spacey, Woody Harrelson, Matthew Mcconaughey, Mark Ruffalo, Bill Murray, Clive Owen, Michelle Monaghan e Viola Davis.

Os premiados serão anunciados numa cerimónia a 11 de janeiro apresentada por Tina Fey e Amy Poehler.

VEJA AQUI A LISTA COMPLETA DE NOMEADOS AOS GLOBOS DE OURO

Comentários