Artigo

Nomeados aos Óscares serão todos revelados ao vivo

Quebrando uma tradição, a Academia vai revelar as nomeações para todas as 24 categorias durante a emissão televisiva.

Quebrando uma tradição, todas as nomeações para as 24 categorias dos Óscares serão conhecidas a 15 de janeiro durante a transmissão televisiva.

No passado, a emissão, feita às 5h38 da manhã (hora de Los Angeles), para apanhar os programas matinais dos canais norte-americanos, ficava reservada apenas para as categorias mediáticas, envolvendo atores, argumentos, realizadores e filmes. De fora ficavam as mais técnicas.

A apresentação será feita em duas partes. Às 5h30 (13h30 em Portugal), os realizadores J.J. Abrams («Star Wars: O Despertar da Força») e Alfonso Cuarón («Gravidade») anunciam um primeiro grupo de nomeados: filme de animação, documentário, curta de documentário, montagem, canção, direção artística, curta de animação, montagem de som, mistura de som e efeitos visuais.

Depois, às 5h38, o ator Chris Pine e a presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Boone Isaacs revelam as restantes categorias: atores, fotografia, guarda-roupa, realização, filme estrangeiro, caracterização, banda sonora, argumentos e filme.

De acordo com Boone Issacs, esta solução permite reconhecer os talentos necessários para fazer um filme.

A ideia terá partido dos produtores da cerimónia deste ano, Craig Zadan e Neil Meron, que estavam frustrados com o modelo antigo.

O primeiro explica: «Acordamos para ver o anúncio em direto na televisão e eu dizia sempre ao Neil como era frustrante apenas saber uma mão cheia de nomeados e depois ter de esperar que o resto fosse colocado online. Queríamos saber naquela altura quem tinha sido nomeado em cada categoria e quantas nomeações cada filme teve, imediatamente. Vivemos numa era com redes sociais e televisão em direto em que não ficava bem ignorar os setores que ficavam de fora».

Como Neil Patrick Harris como anfitrião, a cerimónia terá lugar a 22 de fevereiro.

Comentários