Os novos produtos de "merchandising" da saga "Star Wars" chegaram às lojas de todo o mundo à meia-noite de sexta-feira, num evento coordenado chamado "Force Friday", antecipando a chegada de "Star Wars: O Despertar da Força", o sétimo filme, em dezembro.

Os fãs puderam assistir no conforto das suas casas à gigante sessão de "unboxing" por 15 cidades e 12 países, começando em Sydney, na Austrália, antes de seguir para a Europa, Canadá, EUA e América do Sul, e entre os novos bonecos, sabres de luz, Millennium Falcon e X-Wing que já podem voar e muitos modelos em lego colocados à venda, o brinquedo que está a revelar mais popular parece ser o dróide interativo BB-8.

Um favorito dos fãs desde que foi apresentado no primeiro "teaser trailer", a versão doméstica vem com uma bateria com uma hora de autonomia, pode mover-se de forma independente ou ser controlado por via Bluetooth através do iPhone ou smartphone, responde à voz e pode afastar-se até 30 metros do utilizador, atinge os oito quilómetros de velocidade, projeta hologramas e faz uma série de sons que associamos a "Star Wars", entre outras funcionalidades que mostram como a tecnologia evoluiu consideravelmente desde que surgiram os primeiros brinquedos da saga.

Está é à venda num tamanho de uma bola de ténis, com cerca de dez centímetros, pois, como explica a Sphero, que respondeu ao desafio da Disney de o tornar real, só o molde do original custaria 18 mil euros. E o BB-8 que agora podemos ter nas nossas casas fica por uns comparativamente mais modestos 170...