Os detalhes sobre "Star Wars: O Despertar da Força" têm sido geridos a conta-gotas.

A principal fonte de especulações tem sido a personagem de Kylo Ren, interpretada por Adam Driver: tudo nele, do peculiar sabre de luz com três pontas ao traje ostensivo e a máscara a recordar a utilizada por Darth Vader, está a ser apaixonada e furiosamente dissecado pelos fãs.

Numa entrevista à revista britânica Empire, o realizador J.J. Abrams clarificou alguns detalhes sobre a personagem da Nova Ordem, que parece ser um descendente direto do Império Galático da trilogia original de 1977-83.

A organização tem uma inspiração histórica: a fuga de muitos alemães nazis para países da América do Sul após a derrota do seu país na Segunda Guerra Mundial.

"Veio tudo de conversas sobre o que teria acontecido se todos os nazis fossem para a Argentina mas começassem então novamente a trabalhar juntos. O que poderia ter nascido disso? Pode a Nova Ordem existir como um grupo que realmente admirava o Império? Poderia a missão do Império ter vista como por cumprir? E pode [Darth] Vader ser um mártir? Poderá existir uma necessidade de ver o que não foi cumprido?"

O realizador referiu ainda que Ren não é um Sith, mas trabalha sob o comando de um líder supremo Snoke, que descreve como "uma figura poderosa no Lado Negro da Força", interpretada por Andy Serkis mas criada por computador.

"Star Wars: O Despertar da Força" estreia a 17 de dezembro.