Artigo

Número recorde de 76 países com filmes candidatos ao Óscar

Um número recorde de 76 países submeteu este ano candidaturas ao Óscar de melhor filme estrangeiro. Há novas entradas na lista, como a Moldávia, a Arábia Saudita e o Montenegro.

A Academia de Artes e de Ciências Cinematográficas, organizadora dos Óscares, publicou na segunda-feira a lista de 76 países submetidos ao comité de seleção, mais cinco que no ano anterior e um verdadeiro recorde. Este órgão reduzirá a lista a uma dezena de candidatos, antes de escolher os cinco filmes nomeados para a ambicionada estatueta. Entre os países que se candidataram pela primeira vez ao troféu contam-se a Moldávia, a Arábia Saudita e Montenegro, pela primeira vez como país independente.

O filme «Linhas de Wellington», da realizadora chilena Valeria Sarmiento, é o candidato de Portugal a uma nomeação para melhor filme estrangeiro dos Óscares, conforme anunciado em setembro pela Academia Portuguesa de Cinema. Produzido por Paulo Branco e rodado no nosso país, o filme recria um episódio da História de Portugal, a terceira invasão francesa no começo do século XIX, quando o general Arthur Wellesley, duque de Wellington, liderou um exército anglo-português e utilizou uma linha de fortificações que protegia Lisboa - as Linhas de Torres Vedras.

Com argumento de Carlos Saboga, a longa-metragem é também um fresco social sobre aquela época, acompanhando, em vários momentos, histórias individuais de pessoas de diferentes estratos sociais, que se vão cruzando na narrativa, à medida que as tropas francesas tentam avançar no terreno.

Entre os candidatos mais conhecidos estão «A Caça», de Thomas Vinterberg, pela Dinamarca, «The Grandmaster», de Wong Kar-Wai, por Hong Kong, «Renoir», de Gilles Bourdos, pela França, «The Past», do já oscarizado Asghar Farhadi pelo Irão, «La Grande Bellezza», de Paolo Sorrentino, pela Itália, e «La Vie d'Adele: Chapitres 1 et 2», de Abdellatif Kechiche, que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

A 86.ª cerimónia de entrega dos Oscares realiza-se a 2 de março no Dolby Theatre, em Hollywood. As nomeações serão anunciadas a 16 de janeiro.

Comentários