Artigo

O Big Brother vai chegar ao cinema

O realizador Paul Greengrass vai trazer de volta ao cinema a clássica história de vigilância idealizada por George Orwell.

Paul Greengrass prepara-se para trazer o clássico romance distópico «1984» ao grande ecrã com o produtor Scott Rudin, com quem o realizador trabalhou em «Capitão Phillips».

O escritor George Orwell descrevia um mundo onde, devido a uma guerra perpétua, a vigilância do Estado se tornava omnipresente. O romance originou o termo «Big Brother» (O Grande Irmão) e antecipava temas controversos muito presentes nos nossos dias: o desrespeito das leias por parte dos governos, o recurso às escutas telefónicas, vigilância elétrónica e drones.

Num filme apropriadamente estreado em 1984, Michael Radford adaptou o romance com John Hurt no papel principal.

O argumento do novo projeto ainda vai ser escrito por James Graham, responsável pela adaptação teatral de «À Procura da Terra do Nunca», e como está numa fase inicial, nenhum ator foi anunciado.

O realizador britânico dos filmes «Ultimato» e Supremacia», bem como «Voo 93», prepara-se desta forma para estar ocupado nos próximos anos: para além de «Memphis», sobre Martin Luther King, prepara um filme sobre um agente duplo da CIA infiltrado na Al Qaeda e um novo filme centrado em Jason Bourne.

Comentários