Artigo

O que é feito dos atores de «O Rei dos Gazeteiros»?

Nos EUA festejaram-se os 30 anos do dia em que Ferris Bueller faltou às aulas com a namorada, o melhor amigo e um Ferrari... e ganhou a admiração de (quase) todos.

Grande sucesso nos cinemas perpetuado pelo vídeo e televisão, «O Rei dos Gazeteiros» é um clássico do cinema que pode ser visto por toda a família.

Concretizando a fantasia de muitas crianças e adultos de largarem as suas obrigações e viverem um dia de folga com tanto sentido de estilo, nos EUA o filme de John Hughes é de tal forma venerado que entrou na lista dos títulos a serem preservados pelo Congresso pela sua «relevância cultural ou histórica», algo pouco habitual para uma comédia tão recente.

Esta semana, foi manchete em vários meios de comunicação social naquele país que o dia em que Ferris Bueller faltou às aulas com a namorada, o melhor amigo e o Ferrari deste, enganando os pais e enfurecendo a irmã, sempre perseguido pelo desconfiado diretor da escola, foi 5 de junho de 1985.

A data foi revelada em 2011 por um jornalista do sítio Baseball Prospectus, que examinou excertos do jogo dos Chicago Cubs a que Ferris assistiu e juntou peças que incluíam a participação dos jogadores Lee Smith e Claudell Washington, entre outros.

O pretexto serviu para «tecnicamente» festejar os 30 anos e publicarem-se evocações, com «O Rei dos Gazeteiros» a regressar a uma sala de cinema em Chicago. E o SAPO Cinema aproveita para recordar o que aconteceu aos atores...

Comentários