Morreu Jake LaMotta, o lenda do boxe que inspirou "O Touro Enraivecido". Tinha 95 anos

O filme sobre a sua impressionante jornada de auto-destruição, pois o seu temperamento revelava-se tanto um triunfo nos ringues como a razão para a destruição de tudo  o que era importante fora deles permanece o título definitivo sobre o pugilismo.

Também é um momento decisivo nas carreiras tanto do realizador Martin Scorsese como de Robert De Niro, premiado com o Óscar.

O ator homenageou o pugilista em comunicado com "Descansa em paz, campeão".

Jake LaMotta teve boa saúde até há poucas semanas e segundo Denise Baker, a atual esposa (a sétima), morreu num lar após complicações resultantes de uma pneumonia. Esta foi a despedida da filha nas redes sociais.

Nascido a 10 de julho de 1922, Jake LaMotta tornou-se profissional aos 19 anos. No seu currículo estão 83 vitórias, 19 derrotas e quatro empates, destacando-se a a rivalidade com Sugar Ray Robinson em seis combates.

LaMotta só ganhou o primeiro, em 1942, onde conseguiu derrubar Robinson no assalto inicial. A última disputa, em 1951, ficou para a história da modalidade e é o momento culminante do filme.

Ao longo da carreira, ganhou o título de "Touro Enraivecido" pelo seu estilo combativo no ringue, mas como mostrava o filme de Scorsese, a brutalidade também existia fora dos ringues. Consta que ao se ver representado pela primeira vez, se virou para a antiga esposa Vicki (Cathy Moriarty no filme) e lhe perguntou se era realmente como o estavam a mostrar.

"Eras pior", foi a resposta.

Após a retirada em 1954, LaMotta teve várias clubes noturnos e tornou-se ator e comediante. Entrou ainda em alguns filmes, o mais importante dos quais "A Vida É um Jogo" (1961), com Paul Newman.

A sua vida teve ainda outros dois acontecimentos trágicos, não retratados no filme: a perda de dois filhos em 1998, um por cancro no fígado e outro num acidente de avião.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.