Artigo

Oliver Stone homenageado no Porto e Douro Film Harvest: todas as polémicas

Convidado de honra do festival que combina cinema, gastronomia e vinhos, o realizador recebe ainda Medalha de Honra da Cidade do Porto. O SAPO Cinema recorda uma carreira cheia de controvérsias.

O cineasta norte-americano Oliver Stone é homenageado esta sexta-feira à tarde com a Medalha de Honra da Cidade numa sessão solene presidida pelo presidente da cãmara Rui Moreira.

A seguir, a Casa das Artes do Porto também irá receber Oliver Stone, de 68 anos, para a apresentação da versão original do livro «The Untold History of the United States», baseado numa série documental lançada em 2012 que revelava os aspetos mais obscuros do passado dos Estados Unidos.

Oscarizado por filmes como «Platoon, os Bravos do Pelotão» e «Nascido a 4 de Julho», Stone desloca-se à Invicta como convidado de honra da sexta edição do Douro Film Harvest, festival que se distingue por combinar cinema, gastronomia e vinhos na região classificada como Património Mundial pela UNESCO.

A edição deste ano do Douro Film Harvest é mais alargada e ambiciosa: ao longo dos próximos três meses, vão ser promovidas diversas iniciativas e eventos, como homenagens, conferências, exposições, tertúlias e «workshops». A vertente competitiva encerra o programa, entre 4 e 14 de dezembro, no Alto Douro Vinhateiro e nas vilas de Santa Marta de Penaguião e Sabrosa.

O SAPO CINEMA recorda muitas das «acusações» feitas a Oliver Stone praticamente desde o início da carreira.

Comentários