Artigo

Os anos 70 regressam ao cinema com «Golpada Americana»

A música, a cor e as roupas extravagantes da década de 70 regressam ao cinema com «Golpada Americana», um dos favoritos da corrida aos Óscares, com Christian Bale, Jennifer Lawrence, Amy Adams, Bradley Cooper e Jeremy Renner.

O filme arranca com a indicação de «alguns destes factos realmente aconteceram», sinalizando assim que esta versão cinematográfica da operação que ficou conhecida como Abscam não se preocupa em seguir escrupulosamente a verdade histórica. A ação decorre no final dos anos 70, com Christian Bale e Amy Adams a interpretarem um vigarista e a sua amante, forçados a colaborar com um agente do FBI ( Bradley Cooper) numa operação para apanhar uma série de mafiosos e políticos corruptos, incluindo o mayer de Camden, New Jersey ( Jeremy Renner). No meio disto, a desequilibrada mulher do primeiro ( Jennifer Lawrence) pode deitar tudo a perder.

Depois de «The Fighter - Último Round» e «Guia para Um Final Feliz» - que valeram Óscares para Christian Bale, Melissa Leo e Jennifer Lawrence e nomeações para Amy Adams, Robert De Niro, Bradley Cooper e Jacki Weaver - David O. Russell conseguiu um novo feito ao conquistar 10 nomeações às estatuetadas douradas por «Golpada Americana», incluindo uma para cada uma das quatro categorias de interpretação, algo que não sucedia desde 1981: Melhor Ator ( Christian Bale), Melhor Atriz ( Amy Adams), Melhor Ator Secundário ( Bradley Cooper) e Melhor Atriz Secundária ( Jennifer Lawrence).

Comentários