Seis em cada 10 norte-americanos não conseguem indicar sequer um dos nomeados para o Óscar de Melhor Filme, isto num ano em que até tinham nove hipóteses, apenas uma abaixo do limite.

A ignorância dos espectadores regulares das salas de cinema é o que sai de uma sondagem conduzida pelo The Hollywood Reporter com o National Research Group junto de 800 pessoas, divididas entre votantes de Donald Trump e Hillary Clinton.

A ignorância é transversal: apenas 39% dos votantes na candidata do Partido Democrata sabiam que "La La Land", o grande favorito, era um dos títulos nomeados, tal como 26% dos que votaram no atual presidente.

A sondagem revela que os apoiantes de Clinton prestam mais atenção ao cinema e provavelmente viram alguns dos filmes nomeados. Por exemplo, 31% viram "O Primeiro Encontro" e 22% "Manchester by the Sea", comparados com 28% e 19% dos votantes em Trump.

A única excepção entre os nove nomeados é "O Herói de Hacksaw Ridge": 27% dos Republicanos viram o filme de guerra de Mel Gibson, que só convenceu 18% dos Democratas.

E no que certamente vai reforçar as críticas à falta de filmes mais populares entre os nomeados, tanto 56% dos votantes em Clinton como 43% dos de Trump viram "Deadpool".

Resta a consolação que sete em cada 10 inquiridos manifesta o desejo de ver a cerimónia, que está a cair nas audiências nos últimos anos, embora apenas 33% soubessem que Jimmy Kimmel é o anfitrião.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.