Artigo

Página que divulga desfecho dos filmes faz sucesso na internet

O «Spoiler de Hoje» brinca com o tabu de revelar pormenores determinantes sobre as histórias, mas com regras.

«Spoiler» começou por ser o termo utilizado para descrever a prática de revelar pormenores determinantes de um filme ou série. E como é cada vez mais complicado evitá-los, principalmente desde o crescimento das redes virtuais, acabou por evoluir para uma forma de aviso antes da divulgação dos mesmos.

Agora, três publicitários de Minas Gerais (Brasil) decidiram criar uma página de Facebook onde, com muito humor e criatividade, se dedicam a revelar os ditos pormenores de extrema importância de filmes e séries. Em pouco mais de um mês de existência, o Spoiler de Hoje já juntou mais de 56 mil seguidores.

O objetivo, garantem os criadores, é precisamente brincar com o tabu: «Sempre achei desnecessário o escândalo que fazem quando descobrem algum facto específico do argumento de um filme», comentou um dos administradores da página.

Apesar da prática do «spoiler» não ser do agrado de muitas pessoas, a página tem recebido muito mais sugestões do que críticas do público: «A nossa forma de apresentar o «spoiler» é engraçada. Não contamos «como» acontece, só «o que» acontece e isso acaba por deixar as pessoas mais curiosas para ver o filme», acrescentam.

Ainda assim, existe um critério para a divulgação, já que o objetivo não é prejudicar os filmes ou os canais de televisão: são excluídos detalhes sobre filmes que estão em exibição nas salas ou séries que ainda não acabaram».

Ainda assim, mesmo a equipa já foi atingida diretamente pela divulgação de «spoilers»: «Recentemente publicámos o final da série «How I Met Your Mother/ Foi Assim que Aconteceu», em que ainda não vi tudo. Neste caso, ainda não decidi se gostei do «spoiler» ou não» , brincou.

Em relação ao rápido crescimento da página, um dos criadores comenta que acha que o público «se divide em dois: os que realmente querem saber o final dos filmes e os que querem partilhar para irritar os amigos».

O SAPO Cinema juntou 16 «spoilers» que pode ver por sua conta e risco...

P.S.- «Titanic», «O Império Contra-Ataca», «Clube de Combate», «127 Horas», «300», «Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento», «O Rei Leão», «A Origem», «The Hunger Games: Os Jogos da Fome», «Seven - 7 Pecados Mortais», «Batalha do Pacífico», «Avatar», «O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei», «A Viagem de Chihiro», «Kill Bill - A Vingança (vol. 1)» e «Bem-vindo à Zombieland».

Comentários