O realizador espanhol Pedro Almodóvar, o actor de Hong Kong Jackie Chan e as estrelas de Bollywood (Índia) Amitabh Bachchan e Aishwarya Rai Bachchan viram os seus nomes surgir no âmbito dos "Panama Papers".

A investigação jornalística promovida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI),  que reúne mais de 100 meios de comunicação de todo o mundo, revelou no domingo os ativos financeiros de 140 presidentes e outras personalidades de renome internacional.

Baseia-se na gigantesca fuga de informação  - 11,5 milhões de ficheiros - da Mossack Fonseca, a quarta maior empresa de advocacia do mundo na área das off-shore, abarcando mais de 40 anos.

Na Espanha, o jornal El Confidencial e a emissora de televisão La Sexta deram conta que aparece Pedro Almodóvar e o seu irmão, Agustín.

Os dois aparecem como donos "de uma sociedade (Glen Valley Corporation) registada nas Ilhas Virgens Britânicas, um território considerado ainda hoje como um paraíso fiscal pela Espanha", refere o El Confidencial.

"A empresa permaneceu ativa de 22 de março de 1991 a 11 de novembro de 1994", acrescentou o jornal espanhol.

As datas coincidem com os primeiros sucessos do realizador, mas o seu irmão, que não negou a informação, enviou um comunicado ao El Confidencial, destacando que "diante das possíveis insinuações que poderiam resultar da informação de que dispõem, queremos manifestar que tanto Pedro como eu temos todas as nossas obrigações fiscais em dia".

Sem se referir a nenhum caso em concreto - em Espanha também surgiram os nomes de Leonel Messi e de Pilar de Borbón, tia do rei Felipe VI -, o Ministro da Justiça de Espanha em funções, Rafael Catalá, salientou que ter uma sociedade num outro país não é delito desde e que esteja "perfeitamente regularizada e tenha todos os seus deveres em dia", o que será, acrescentou, averiguado pelas Finanças.

Outro nome que surgiu nos documentos foi o da estrela de artes marciais de Hong Kong Jackie Chan: sem qualquer indicação de ter criado sociedades  para fins ilegais, está como acionista de seis.

As estrelas de Bollywood Amitabh Bachchan e Aishwarya Rai Bachchan (a sua nora) também aparecem como acionistas e diretores de offshores, com a atriz e antiga miss Mundo a ter vindo já a público denunciar os documentos como “totalmente falsos”.