Artigo

Panorama debate a relação entre o documentário e a televisão

«Televisão: Experimentar ou Normalizar» é o tema do debate promovido pelo PANORAMA - 7ª Mostra do Documentário Português, que terá lugar hoje, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com a presença de Cândida Pinto e Jorge Pelicano, entre outros.

O debate decorre hoje, 11 de maio, às 17h, no Cinema São Jorge, após a exibição dos filmes «A Fábrica», de Mariana Bártolo, uma estreia, «Vítor, Fecho da Fábrica», de Cândida Pinto, e «Paisagens de Papel», de André Pisca e Pedro Almeida. A conversa subordinada ao tema «Televisão: Experimentar ou Normalizar» contará com a presença dos quatro realizadores dos filmes, bem como de Maria São José Ribeiro, diretora-adjunta de programação da RTP e de Jorge Pelicano, realizador e repórter de imagem da SIC.

A sessão pretende fazer uma reflexão sobre o cinema e a televisão, as formas e a linguagem. Sob um mesmo tema, três filmes trabalham o encerramento das fábricas, realidades em ferida ou já mais curadas pelo tempo e esquecimento. Três respostas que se querem também como ponto de partida para pensar o lugar de experimentação ou da normalização no espaço do documentário na televisão.

O PANORAMA - 7ª Mostra do Documentário Português, organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário e pelo Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca, termina hoje, 11 de Maio, e tem decorrido no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e no Teatro do Bairro.

Comentários