Artigo

Petição pede que Disney crie personagem com síndrome de Down

Uma campanha a pedir ao estúdio mais diversidade nas suas personagens animadas juntou mais de 60 mil assinaturas.

Uma petição que pede ao estúdio Disney para criar uma personagem animada com o síndrome de Down já reuniu mais de 61 mil assinaturas «on-line».

De «Branca de Neve e os Sete Anões» em 1937 a «Frozen - O Reino do Gelo» em 2013, as animações da Disney já apresentaram vários personagens com deficiências. Estas incluem Quasimodo, de «O Corcunda de Notre Dame», e Gabriella, que era surda e comunicada através de linguagem gestual em «A Pequena Sereia».

A ideia partiu de Keston e Andrea Ott-Dahl, de São Francisco, que têm uma filha de 15 meses com o síndrome. Lançaram a petição a 1 de outubro, o início do mês destinado a alertar para a deficiência.

«A Disney faz um excelente trabalho mostrando o que é certo e errado. Há muito que apresentam maravilhosas exemplos morais que ensinam os nossos filhos a serem boas pessoas, mas, infelizmente, a empresa fica aquém numa área muito importante. Que maravilhosas lições de diversidade, compaixão e inclusão a Disney daria às nossas crianças se promovesse personagens com deficiência como heróis e heroínas nos seus adorados filmes».

Vários subscritores acreditam que a Disney está numa excelente posição para ter um impacto na vida das crianças para estas aprenderem a ter compaixão através dos seus filmes de animações preferidos. Crianças com síndrome de Down e outras deficiências são frequentemente alvo de maus tratos.

A Disney não se pronunciou sobre a petição.

Comentários