Artigo

Piano que reuniu Bergman e Bogart em «Casablanca» vai ser leiloado

Visto na cena em que Ingrid Bergman reencontra Humphrey Bogart depois de pedir a Sam que toque a música «As Time Goes By», é a estrela de um leilão de itens do mítico filme.

Trata-se de um dos mais emblemáticos objetos da história do cinema: o piano do Rick's Café Américain, o estabelecimento que Rick Blaine ( Humphrey Bogart) abriu em Casablanca depois de ter vindo para a cidade pelas "águas", é o grande destaque de um leilão de objectos de filmes que se vai realizar em Nova Iorque a 24 de Novembro e que ainda inclui as portas interiores e exteriores do clube noturno, passaportes, notas do argumento e fotografias autografadas do clássico que ganhou os 3 principais Óscares referentes a 1943.

O piano salmão é um dos dois em que o ator e cantor Dooley Wilson canta «As Time Goes By», a canção-símbolo do casal de amantes representado por Bogart e Ingrid Bergman, mas este foi o utilizado para o seu reencontro na cidade marroquina pela primeira vez depois da evacuação de Paris. E, claro, é nele que foram escondidos os livres-trânsitos que todos procuram para sair de Casablanca para Lisboa. Ainda toca e espera-se que seja arrematado por um valor dentro dos 7 dígitos: o piano que aparece nas cenas de flashback na capital francesa rendeu 447 mil euros num leilão de 2012.

Comentários