Artigo

Planeta dos Macacos: conhece a saga completa?

«Planeta dos Macacos - A Revolta» é o mais recente título de uma saga longa, que teve o seu maior momento de glória nos anos 70, no cinema, na tv e até na BD. Eis os momentos principais esta série de sucesso.

A década de 70 foi palco de muitos fenómenos populares curiosos, mas poucos terão sido mais invulgares que o do «Planeta dos Macacos», que se espalhou por filmes, livros, discos e brinquedos. Na raiz está o clássico do cinema de 1968 protagonizado por Charlton Heston, que por cá se chamou «O Homem que Veio do Futuro» e que adaptava ao grande ecrã um romance do francês Pierre Boulle, o mesmo autor de «A Ponte do Rio Kway».

A primeira metade dos anos 70 foi assolada por uma verdadeira avalanche de derivados da série, de filmes a livros e merchandising, num fenómeno que se dissipou no fim da década, sendo suplantado em 1977 com a loucura pela saga «Star Wars». Desde então, houve várias tentativas de reviver a série, uma delas concretizada em 2001 com sucesso limitado e a outra em 2011 com êxito inesperado.

Comentários