"Aquarius" conta a história de uma jornalista reformada que se nega a abandonar o seu apartamento em frente a uma praia no Recife, apesar das pressões de uma construtora que quer ali construir um complexo imobiliário de luxo.

A fita tem estado envolta em muita polémica depois de realizador e elenco terem usado a promoção do filme no último Festival de Cannes para fazer um protesto na passadeira vermelha e segurado cartazes com as inscrições "um golpe ocorreu no Brasil" e "Brasil não é mais uma democracia".

O filme brasileiro concorre com o grego "Chevalier", o francês "My golden days" e as coproduções "Toni Erdmann", da Alemanha e Roménia, e "Under the Shadow", do Iraque e do Reino Unido.

O brasileiro Mauricio Zacharias disputa, ao lado de Ira Sachs, o prémio de "Melhor Guião" pelo seu trabalho no filme norte-americano "Little Men", que contra a amizade de dois meninos cujas famílias brigam devido a dinheiro.

O filme de terror "The Witch", que tem produção do brasileiro Rodrigo Teixeira e de outros quatro produtores, concorre para "Melhor Filme Estreante".

Os filmes "American honey", sobre uma adolescente que viaja pelos Estados Unidos vendendo assinaturas de revistas, e "Moonlight", que retrata a vida de um jovem negro em Miami, lideram nas nomeações, com seis cada. "Jackie" e "Manchester by the Sea" estão entre os nomeados e são alguns dos favoritos à vitória.

A cerimónia dos Independent Spirit Awards acontecerá a 25 de fevereiro em Santa Mónica, na Califórnia, Estados Unidos.