Artigo

Portugal volta a falhar nomeação para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro

O filme polaco «Ida» é um dos nove finalistas do grupo de onde vão sair os cinco nomeados para o Óscar que distingue os filmes que não são falados em inglês. Portugal mantém o recorde do país que mais vezes falhou a nomeação.

«Ida», o filme polaco de Pawel Pawlikowski, sobre uma freira prestes a tomar os votos que descobre segredos sobre o passado da sua família, é um dos nove finalistas ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Los Angeles, de onde sairão os cinco nomeados.

Confirma-se a exclusão de «E Agora? Lembra-me», o documentário de Joaquim Pinto que era o candidato de Portugal, que assim continua a ser o país que mais vezes submeteu filmes sem nunca ter sido nomeado para os Óscares: 31.

Visto como um dos grandes favoritos ao prémio final, «Ida» está num grupo que inclui outros dois grandes candidatos: «Leviathan», de Andrey Zvyagintsev (Rússia), uma comédia negra sobre uma disputa de terra numa pequena cidade, e «Relatos Selvagens», de Damian Szifron (Argentina), uma comédia sobre pessoas levadas ao limite.

A lista formada pelas seis escolhas de um comité formado por várias centenas de membros da Academia, e mais três de um comité especializado da Academia inclui ainda «Timbuktu», de Abderrahmane Sissako, o primeiro filme submetido à consideração pela Mauritânia; «Mandariinid/Tangerines», de Zaza Urushadze (Estónia), «Simindis Kundzuli/Corn Island», de George Ovashvili (Geórgia); «Lucia de B.», de Paula van der Oest (Holanda), «Turist/Force Majeure», de Ruben Ostlund (Suécia); e «Libertador», de Alberto Arvelo (Venezuela).

Dos 83 países que apresentaram filmes, existem alguns proeminentes que não chegaram aos finalistas: «Dois Dias, Uma Noite», dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica); «Sono de Inverno» (2014), de Nuri Bilge Ceylan (Turquia), que foi a Palma de Ouro em Cannes, e «Mamã», de Xavier Dolan (Canadá).

Confira a galeria de imagens de todos os países candidatos, liderada pelos nove finalistas.

Comentários