Antes da estreia, uma perturbação na Força.

Na poster original de "Star Wars: O Despertar da Força", o ator John Boyega, que interpreta o antigo "stormtrooper" Finn, surge como um dos três grandes protagonistas, ao lado de Adam Driver como Kylo Ren e Daisy Ridley como Rey.

No entanto, a versão apresentada na China, onde o filme estreia a 9 de janeiro, é reduzido a tal ponto que até o dróide BB-8 a ultrapassa, enquanto no espaço que ocupava anteriormente surgem mais naves.

Já as personagens do piloto Poe Dameron, a cargo de Oscar Isaac, e Chewbacca desaparecem completamente, mas é a despromoção do britânico, que é negro, que está a suscitar mais questões.

Não obstante outros atores negros terem estado em destaque na saga original, como Billy Dee Williams como Lando Calrissian e James Earl Jones no voz de Darth Vader, levantaram-se algumas vozes dissonantes quando Boyega foi escolhido, questionando a legitimidade de existir um "stormtrooper" de raça negra e em proeminência no novo filme.

Agora, vários fãs estão a defender que a redução de Boyega também é motivada por racismo pois o estúdio por detrás do filme, a Disney, tem de fazer uma campanha de promoção muito maior na China, o segundo mercado mais importante a nível comercial do mundo, onde os títulos anteriores da saga tiveram um lançamento limitado.

A Disney não fez qualquer comentário.

"Star Wars: O Despertar da Força" estreia a 17 de dezembro.

Veja as diferenças.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.