Artigo

Premiado argumentista Jorge Guerricaechevarría vem ao MOTELx

À última hora, Álex de la Iglesia teve de cancelar a sua participação no festival e envia em sua representação o argumentista que trabalha nos seus filmes desde a primeira hora.

O MOTELx 2014 arrancou com uma comédia «zombie» que esgotou a sala do cinema São Jorge e o festival segue a bom ritmo, com sessões esgotadas, apesar de alguns imponderáveis.

Álex de la Iglesia, realizador do mítico «O Dia da Besta», cancelou à última hora a sua participação MOTELx, por questões de saúde de um familiar próximo, mas envia ao festival um representante à altura: Jorge Guerricaechevarría.

O argumentista espanhol trabalha com o realizador desde a primeira curta-metragem, «Mirindas Asesinas», e a sua carreira inclui ainda nomeações para os prestigiados Goya pelos filmes que escreveu para Iglesia – «O Dia da Besta», «A Comunidade» e «Os Crimes de Oxford». Guerricaechevarría trabalhou ainda com nomes como Pedro Almodóvar, em «Carne Viva», e com Daniel Monzón, em «Cela 211», película com a qual arrecadou o Goya de Melhor Argumento Adaptado.

Apesar do inevitável cancelamento da «masterclass» com Iglesia, agendada para o cinema São Jorge, no sábado, dia 13, às 17h15, os filmes assinados pelo cineasta mantêm-se em cartaz e serão agora apresentados pelo seu argumentista (sábado, às 21h30, «Las Brujas de Zugarramurdi» e domingo, às 14h00, «O Dia da Besta»). A hora da masterclass será preenchida pela repetição do filme «HoneyMoon», de Leigh Janiak, que esgotou logo na sua primeira exibição na quarta-feira, primeiro dia de festival.

Comentários