Artigo

Prémio Nacional da Animação vai ser atribuído em Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo vai ser a capital portuguesa do cinema animado entre 21 de outubro e 10 de novembro ao acolher a Festa da Animação, durante a qual será atribuído, pela primeiras vez, o Prémio Nacional da Animação.

A Casa da Animação e o Espaço do Tempo vão atribuir anualmente já a partir de outubro o Prémio Nacional da Animação, como forma de homenagear e reconhecer a qualidade e o talento no Cinema de Animação Português. O prémio distingue obras de animação em duas categorias, filmes de profissionais e filmes de escola, e tem o valor total é de 3.000€. As inscrições estão abertas até dia 20 de setembro de 2013. Existe ainda um prémio, atribuído pelo publico, para o melhor filme das duas categorias, no valor de 750 €.

As sessões de apresentação dos filmes nomeados e a cerimónia de entrega de prémios irão decorrer no âmbito da parcela portuguesa da Festa Mundial da Animação, um grande evento de dimensão internacional que decorre em vários países do mundo e promove o cinema de animação de forma abrangente e acessível por ocasião do Dia Mundial da Animação, a 28 de Outubro de 2013. Este ano, em Portugal, a capital da Festa da Animação é Montemor-o-Novo, no Alentejo, sendo o respetivo município um parceiro fundamental da iniciativa.

Entre 20 de Outubro e 10 de Novembro de 2013, a Festa da Animação, suportada por uma importante rede de parceiros, é apresentada em várias cidades portuguesas. Na semana de 28 de Outubro a 2 de Novembro, o foco estará em Montemor-o-Novo, num programa que integra sessões de cinema, oficinas e master classes, encontros de profissionais e escolas, exposições e performances.

Saiba mais sobre a Festa da Animação aqui e sobre o Prémio Nacional de Animação aqui.

Comentários