Artigo

Marcelo felicita realizador José Miguel Ribeiro por prémio em França

O Presidente da República felicitou hoje o cineasta José Miguel Ribeiro pelo prémio de Melhor Documentário atribuído ao filme “Estilhaços” no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand.

"Este galardão, bem como a presença de outros realizadores portugueses a concurso, confirma o continuado reconhecimento do cinema português no circuito dos festivais, em diversos géneros e formatos, do documentário à animação e à ficção, e da curta à longa-metragem", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem colocada no site da Presidência.

O festival terminou no sábado em França. “Estilhaços” foi distinguido com o prémio de Melhor Filme Documentário, na competição internacional.

Na competição internacional daquele que é considerado um dos mais importantes festivais dedicados à curta-metragem estava um outro filme português: “Campo de Víboras”, de Cristèle Alves Meira.

Na competição Labo, para filmes mais experimentais, estavam outros dois filmes portugueses: "The Dockworker’s Dream", do norte-americano Bill Morrison com produção da Curtas Metragens CRL, e "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes.

Os quatro filmes estiveram em Clermont-Ferrand representados pela Agência da Curta Metragem, que volta a estar presente no Mercado da Curta Metragem, um dos eventos paralelos do festival.

Comentários