Artigo

Quando o cinema foi à bola

De «Fuga para a Vitória» a «Joga como Beckham», passando por «A Máquina» e «Matraquilhos», o SAPO Cinema recorda os principais filmes dedicados ao futebol, numa altura em que o Mundial coloca o desporto-rei no centro de todas as atenções.

Ao contrário do boxe ou do basebol, o futebol nunca se revelou um tema muito fértil para o cinema. Mesmo assim, houve vários filmes dedicados ao desporto-rei, e, aproveitando a febre do Mundial, há dois que estão prestes a chegar às nossas salas. O primeiro, «Diamantes Negros», é realizado por Miguel Alcantud e estreia já esta semana. Trata-se de uma co-produção entre Espanha e Portugal, centrada na vida de dois garotos do Mali que vão para Madrid com o sonho de vingar no futebol mas que vão perceber que a realidade é bem diferente daquilo que lhes foi prometido.

O segundo, «Paixões Unidas», está agora a estrear em todo o mundo e chega a Portugal a 3 de julho. Realizado por Frédéric Auburtin, é uma história da FIFA, com Gérard Depardieu como Jules Rimet, Sam Neill como João Havelange e Tim Roth como Sepp Blatter.

Mas além destas duas há várias fitas que se centraram no desporto-rei, desde as de recorte mais popular, como «Fuga para Vitória», até às que tratam mais graves como o hooliganismo, como «Rebeldes do Bairro».

Comentários