Artigo

Queer Lisboa - Filme do dia: «Hoje Eu Quero Voltar Sozinho»

Desenvolvido a partir de uma curta-metragem que conseguiu grande sucesso quando foi disponibilizada na Internet, é o candidato do Brasil à próxima edição dos Óscares.

«Hoje Eu Quero Voltar Sozinho» conta-nos a história de Leonardo, um adolescente cego que lida com uma mãe super protetora e tenta conquistar maior independência, e que vê a sua rotina alterada quando um novo aluno chega à sua sala de aula.

O filme foi desenvolvido a partir da curta-metragem «Eu Não Quero Voltar Sozinho», que venceu o prémio do público no Queer Lisboa 16. Esta longa-metragem, apesar de ser um recontar da mesma narrativa que vimos na curta que foi um sucesso depois de disponibilizada na Internet (pelos próprios autores), aprofunda a caracterização das personagens principais – e olha mais atentamente para o meio onde se encontram.

O filme abriu a secção Panorama na Berlinale deste ano, tendo vencido o prémio FIPIRESCI para melhor longa-metragem e também um Teddy Award. É igualmente o candidato do Brasil às nomeações para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, que serão conhecidas em janeiro de 2015.

«Hoje Eu Quero Voltar Sozinho» é exibido hoje, 19 de setembro, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e repete a 20 de setembro, às 15h00, no mesmo cinema.

Consultar programação

Comentários