Artigo

Queer Lisboa: Filme do dia: «I Am Divine»

O documentário biográfico definitivo sobre Divine, a estrela maior do universo de John Waters, com depoimentos atuais daqueles que o conheceram, incluindo da sua própria mãe.

«I Am Divine» é a história de Divine, aka Harris Glenn Milstead, desde as suas origens humildes enquanto jovem com excesso de peso e gozado, em Baltimore, até ao reconhecimento internacional como super estrela «drag», passando pelas suas colaborações com o cineasta John Waters.

Cuspindo na face dos padrões sobre a imagem, a identidade de género, a sexualidade e as noções de beleza pré-concebidas, Divine foi o paradigma do desajustado que se transforma em realeza do «underground». Com um estilo assumidamente frontal, ele revolucionou a cultura pop.

«I Am Divine», realizado por Jeffrey Schwarz, é um retrato biográfico definitivo que delineia a ascensão do lendário ícone através da infâmia e da complexidade emocional.

O filme é exibido hoje, 24 de setembro, às 17h00 no Cinema São Jorge, em Lisboa, e repete a 28 de setembro às 17h00, no mesmo local.

Comentários