Artigo

Queer Lisboa - Filme do dia: «Last Summer»

Uma história do namoro em encruzilhada entre rapazes de liceu no cenário do sul rural dos Estados Unidos.

Luke (Samuel Pettit) e Jonah (Sean Rose), namorados de liceu, passam os seus últimos meses juntos no decorrer do verão, no sul rural, contemplando o futuro incerto e o futuro da América. Jonah, sensível, sossegado e artístico, prepara-se para sair da sua pequena cidade para a faculdade, deixando Luke para trás, mas tudo o que ele quer é que Luke lhe diga para ficar. Mas Luke, um atleta a frequentar a escola de verão, sabe que o seu namorado precisa de experimentar o mundo, fora da sua cidade. Apesar de não ter um objetivo e estar incerto de onde pertence, começa a encontrar interesse numa câmara antiga que compra numa loja de antiguidades.

Estreia na Competição de Longas-Metragens, o filme posiciona o amor de ambos tendo como cenário um universo de campos de basebol, bicicletas, a igreja e valores conservadores, embora os rapazes nunca enfrentem a adversidade da sua comunidade. Em vez disso, encaixam no tecido da sua típica cidade Americana.

«Last Summer», de Pirjo Honkasalo, é exibido hoje, 22 de setembro, às 22h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e repete a 23 de setembro, às 15h00, no mesmo cinema.

Consultar programação

Comentários