Artigo

Queer Lisboa - Filme do dia: «Something Must Break»

A história de amor entre um andrógino e um homem que afirma não ser gay num filme que explora todos os conflitos que surgem da situação e de uma atração que é mais forte que os papéis de género.

A história de amor entre dois rapazes, um, o andrógeno Sebastian (Saga Becker) e o outro, Andreas (Iggy Malmborg), que não é gay. Eles formam uma unidade. São eles contra a polida sociedade-Ikea Sueca. Sonham em fugir do aborrecimento e do risco de se tornarem o que todos os outros são.

E depois existe Ellie, a supermulher a crescer dentro de Sebastian que Andreas ama e teme. Este é o verão em que tudo acontece e ambos vão escolher caminhos que vão determinar as suas vidas para sempre. É uma batalha pelo amor, onde Sebastian finalmente tem de entender que necessita deixar Ellie, encontrar a força interior e não deixar que a sua felicidade dependa de outra pessoa.

O filme explora todos os conflitos e uma atração que é mais forte que os papéis de género. A realizadora Ester Martin Bergsmark não é estranha ao tema do transgenerismo e da ambiguidade de género, tendo sido esse o tema do seu documentário «She Male Snails».

«Something Must Break» é exibido hoje, 25 de setembro, às 22h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com a presença da realizadora, e repete a 24 de setembro, às 15h00, no mesmo cinema.

Consultar programação

Comentários