Artigo

Queer Lisboa - Filme do dia: «Stand»

Num momento em que leis anti-homossexuais estão a ser aprovadas na Rússia, este filme surge como uma das propostas mais políticas da programação do festival.

Depois de seguirem um caminho errado de carro, um jovem casal «gay» russo testemunha o que eles acreditam ser um espancamento homofóbico. Anton (Renat Shuteev) e Vlad (Andrey Kurganov) fazem um par bonito, compartilhando uma química amorosa e natural na privacidade confortável do seu apartamento em Moscovo. Para Anton, o fardo do que eles podem ter testemunhado supera o medo de Vlad em sondar mais profundamente este incidente. Anton convence o seu céptico namorado a começar a sua própria investigação amadora. A sua busca arriscada para a verdade tem consequências inesperadas e desagradáveis​​.

Num momento em que leis anti-homossexuais estão a ser aprovadas na Rússia, «Stand», de Jonathan Taeib, surge como uma das propostas mais políticas da programação do Queer Lisboa 18. Este «thriller» baseia-se em ocorrências reais: na Rússia, grupos criminosos marcam encontros falsos com jovens homossexuais com o propósito de os atacar e humilhar, filmando esses encontros para os colocar «online».

«Stand» é exibido hoje, 24 de setembro, às 22h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Consultar programação

Comentários