Artigo

Realizador da aclamada animação "A Minha Vida de Courgette" vem ao festival Monstra

A Monstra - Festival de Animação de Lisboa confirmou a presença de Claude Barras, que realizou o filme que esteve na corrida aos Óscares.

O realizador Claude Barras, autor do filme "A minha vida de Courgette", vai estar em Lisboa a propósito do Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que começa no dia 16, revelou a organização.

"A Minha Vida de Courgette" chega à competição de longas do Monstra depois de ter vencido vários prémios internacionais, entre os quais os de melhor filme de animação do festival de Annecy (França) e dos prémios da Academia Europeia de cinema. Esteve nomeado também para os Óscares.

O filme conta a história de uma rapaz, de alcunha Courgette, que é enviado para um orfanato depois da morte da mãe, e será exibido a 22 e 23 de março, dia em que o realizador suíço Claude Barras estará num dos encontros programados pelo festival, no cinema são Jorge.

O Monstra, que decorrerá entre os dias 16 e 26 de março, terá ainda outros três realizadores convidados, que também têm filmes na competição.

São eles Ted Sieger, que correalizou "Molly a Monstrinha", com Michael Ekblad e Matthias Bruhn, Ann Marie Fleming, realizadora de "Window Horses", e Jean-François Laguionie, que rodou "Louise à beira-mar" e que foi produzido pela JPL Films, que tem o trabalho em destaque numa exposição retrospetiva no Museu da Marioneta, em Lisboa.

Com Itália como país em destaque, o Monstra convidou ainda Bruno Bozzetto, que apresentará um excerto do filme "Bozzetto Non Troppo", Luca Raffaeli, curador do programa "Animação Italiana Hoje", Enzo D'Alò, realizador de "Pinocchio", de 2012, e o compositor Andrea Martignoni, autor de música para filmes de animação.

Em Lisboa estará também o realizador argentino Juan Pablo Zaramella, autor da série "O homem mais pequeno do mundo", no âmbito de uma retrospetiva que o festival lhe dedicará.

Depois de Lisboa, o Monstra irá percorrer o país com sessões em seis cidades: Tavira, de 6 a 27 de abril, Portalegre, de 19 a 21 de abril, Porto, de 23 a 25 de maio, Coimbra, de 30 de maio a 1 de junho, Torre de Moncorvo, de 2 a 4 de junho, e Oeiras, em datas ainda por confirmar.

Comentários