«Estamos muito entusiasmados por dar as boas vindas a Josh à família», disse em comunicado Kathleen Kennedy, a presidente da Lucasfilm. «Ele tem um talento incrível e tem grande imaginação e sentido de inovação. Isso torna-o perfeitamente adequado para a saga «Star Wars», e para este novo grupo de filmes que vão para lá das histórias e personagens principais dos Episódios I até IX».

Josh Trank, por seu turno, declarou que «a magia dos Universos Star Wars definiu toda a minha infância. A oportunidade de ampliar essa experiência para futuras gerações é o sonho mais incrível de todos os tempos».

Com as datas de estreia dos Episódios VII, VIII e IX agendadas para 2015, 2017 e 2019 (e o primeiro a ser dirigido por
J.J.Abrams), a Disney, atual proprietária da Lucasfilm e do universo «Star Wars», já tinha afirmado que estava a projetar lançar outros três filmes com personagens do universo criado por
George Lucas em 2016, 2018 e 2020, o que garantiria a estreia de um filme por ano entre 2015 e 2020.

Gareth Edwards, o realizador de
«Godzilla», foi
há duas semanas confirmado como realizador do primeiro «spin-off», que estreia a 16 de dezembro de 2016, com Gary Whitta («O Livro de Eli») como argumentista. Josh Trank, o responsável pelo muito elogiado
«Crónica» e que está atualmente a dirigir o «reboot» dos
Fantastic Four para estrear em 2015, assinará o segundo, com estreia prevista para 2018.

Nada mais se sabe sobre o projeto, designadamente que personagem estará no centro de cada história, mas os rumores mais persistentes apontam para que o protagonista seja o mercenário Bobba Fett, o mestre jedi Yoda ou uma versão jovem de Han Solo.