"Star Wars: O Despertar da Força" pode ter rendido mais de dois mil milhões de dólares e ter sido melhor recebido pela generalidade dos fãs do que as prequelas feitas por George Lucas, mas não é perfeito.

Agora, o realizador J.J. Abrams admitiu que um dos pontos que originou debates foi provavelmente um erro.

Perto do fim [aviso de SPOILER], quando os resistentes regressam depois de destruírem a base Starkiller, onde Han Solo (Harrison Ford) foi morto por Kylo Ren (Adam Driver), seu filho e de Leia Organa (Carrie Fisher), pensar-se-ia que esta ficaria devastada e iria ao encontro do seu melhor amigo e parceiro de décadas Chewbacca.

O que acontece é que Leia passa por ele e abraça Rey (Daisy Ridler), uma desconhecida.

"Esse foi provavelmente um dos erros que cometi [no filme].", esclareceu J.J. Abrams numa entrevista ao Slashfilm.

"O que pensei na altura é que Chewbacca, apesar da dor que estava a sentir, estava focado em tentar salvar Finn (John Boyega) e levá-lo para ser tratado. Portanto, tentei ter Chewbacca a ir com ele e focar-me em Rey, e então ter Rey a encontrar Leia e Leia a encontrar Rey. A ideia sendo que ambas eram fortes com a Força e nunca se tendo conhecido saberiam uma da outra — que teriam falado a Leia dela para lá do que vimos no ecrã e claro que Rey teria sabido de Leia. E essa reunião seria ao mesmo tempo um encontro e uma reunião, e uma espécie de comiseração da sua mútua perda."

O que (não) aconteceu entre Chewbacca e Leia não foi portanto uma desfeita, mas o resultado da forma como a cena foi filmada.

"Se o Chewbacca não estivesse onde estava provavelmente as pessoas não teriam pensado nisso. Mas como ele estava mesmo ali e passou por Leia, quase pareceu como uma desconsideração, o que definitivamente não era a intenção."

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.