A Rússia vai lançar um festival de cinema, mas não em Moscovo ou noutra grande cidade do vasto país: será em Nice e funcionará como uma "alternativa" a Cannes.

"Muitos dos mais conhecidos festivais tornaram-se tendenciosos, principalmente Cannes, Veneza e Berlim", afirmou Nikolai Borodachev, o diretor do Gosfilmofond, o arquivo estatal russo de cinema que irá organizar o evento.

A ideia terá surgido a este responsável quando esteve no Festival de Locarno: "Fiquem com o festival em Cannes e em Nice vamos exibir filmes que não foram aceites pelos grandes fóruns internacionais."

Como 2016 vai ser "o ano do cinema" na Rússia, mais fundos ficarão disponíveis para o setor, nomeadamente para a promoção internacional dos filmes nacionais.

Porém, de acordo com Borodachev, a programação de Nice, onde já se realiza um pequeno festival de cinema russo desde 2013, iria focar-se em títulos também do Brasil, Índia, China e África do Sul.

Coincidência ou não, países de economias emergentes que partilham interesses políticos, económicos e culturais comuns com a Rússia.

Em comum também o facto da seleção consistir principalmente em filmes que sejam rejeitados pelos festivais de Cannes, Berlim e Veneza e as datas irão coincidir parcialmente com as do primeiro.

"A distância entre Cannes e Nice é curta e é provável que os jornalistas venham ver esses filmes para perceber por que razão foram rejeitados por Cannes."