Artigo

Sandra Bullock é a rainha no mundo dos salários em Hollywood

Sandra Bullock foi a única atriz que conseguiu entrar na lista dos contratos mais vantajosos feitos na história de Hollywood. Conheça quais foram as grandes histórias feitas de milhões de dólares.

Quando recebeu o Óscar por «Boyhood», Patricia Arquette arrebatou a audiência presente ao apelar à igualdade de direitos entre homens e mulheres, nomeadamente a nível salarial.

Não é preciso ir mais longe do que a indústria cinematográfica para encontrar flagrantes diferenças.

Sandra Bullock, Angelina Jolie, Jennifer Lawrence, Cameron Diaz, Jennifer Aniston, Scarlett Johansson ou Meryl Streep são atrizes que conseguem entre 8 e 15 milhões de dólares por filme, dependendo do projeto em que estão envolvidas uma vez que os estúdios têm poucas grandes produções centradas em personagens femininas.

Por seu lado, beneficiando do facto de serem frequentemente o centro da história, atores como Leonardo DiCaprio, Tom Cruise, Brad Pitt, Will Smith, Denzel Washington, Harrison Ford, George Clooney, Dwayne Johnson, Mark Whalberg, Matt Damon ou Bradley Cooper pedem e conseguem frequentemente entre 10 a 20 milhões de dólares por filme.

E o que acontece no melhor contrato que se pode fazer em Hollywood?

Aquele que inclui não só o salário inicial, mas uma percentagem das receitas de bilheteira em vários mercados, aluguer e vendas em vídeos, contratos de exibição para televisão e aviões, jogos e outros benefícios?

Aquele em que entra sempre dinheiro todos os anos e que se torna praticamente impossível de quantificar com exatidão por causa da inflação?

Jack Nicholson foi o primeiro a beneficiar deste tipo de acordos criados de forma engenhosa entre estúdios e equipas jurídicas e Tom Cruise, Leonardo DiCaprio, Johnny Depp e Tom Hanks são as principais cabeças de cartaz deste clube exclusivo.

De facto, quando se olha para a lista dos 20 atores que conseguiram os contratos mais vantajosos de sempre, não restam dúvidas: Sandra Bullock é a rainha. E tudo graças a um filme chamado «Gravidade».

Conheça as histórias e os filmes que as tornaram possíveis...

Comentários