É comum ouvir dizer que Hollywood só faz filmes a pensar nos espectadores até aos 30 anos, mas afinal mais de um terço das pessoas que vão ao cinema, pelo menos nos EUA, têm mais de 50 anos, revelou um estudo publicado por ocasião da convenção CinemaCon de Las Vegas.

Isto pode transformá-las num novo alvo para os produtores de Hollywood.

Este estudo, realizado pela firma Movio para a Associação de Reformados AARP americana, desmente a ideia de que os jovens frequentam mais as salas de cinema e que seus pais é que vêem séries de televisão.

"Os maiores de 50 anos podem também contribuir de forma significativa para o sucesso dos filmes nas bilheteiras americanas", afirmou Heather Nawrocki, diretora da AARP que acompanha os filmes que são produzidos para adultos.

"O público com mais de 50 anos tem um rendimento disponível, mais tempo para o lazer e é mais fiel a certos atores. Por isso é um grupo etário de grande valor", explicou.

Os autores do estudo entrevistaram 500 mil americanos que vão cinema pelo menos uma vez por ano.

O estudo mostra que esse público contribuiu para salvar o género 'thrillers maduros' em que atuam atores mais velhos.

Este fenémeno pode ser explicado pelos fãs que envelheceram ao mesmo tempo que estrelas como Liam Neeson, Kevin Costner e Tom Cruise.

Um exemplo recente é "O Milagre no Rio Hudson" (2016), dirigido por Clint Eastwood, de 86 anos, com Tom Hanks, de 60 anos, que atraiu um público composto em 75% de pessoas de mais de 50 anos.

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