A prova de que
Banksy já está em Los Angeles são os
graffitis que as paredes da cidade têm visto nascer nos últimos dias. Um Rato Mickey de roupa desarranjada e cocktail na mão, um Charlie Brown a fumar um cigarro segurando um garrafão de gasolina, um Óscar gigante com capuz rodeado de storm troopers, personagens da saga
«Guerra das Estrelas». São todas marcas de que o artista já espera o veredicto de dia 27 de Fevereiro em Hollywood.

A nomeação do documentário
«Exit Trough the Gift Shop», que marca a sua estreia como realizador, foi uma surpresa, mas mais surpreendente ainda foi o pedido que Banksy fez à Academia.

Enviou uma carta pedindo para que, caso vença, possa subir ao palco disfarçado (com o capuz habitual ou com a máscara de macaco por vezes usa na rua, só o saberíamos na altura). Mas a organização recusou.

«O cenário divertido mas inquietante é que, se o filme ganhar o Óscar e cinco tipos surgirem no palco com máscaras de macaco dizendo 'Eu sou o Banksy', a quem é que entregamos o prémio?», disse o director executivo da Academia.

Já Banksy, reagiu à altura à nomeação. «Não concordo com o conceito de cerimónias de prémios mas estou preparado para fazer uma excepção naquelas em que estou nomeado», disse o artista, acrescentando «a última vez que um homem nu coberto de ouro esteve na minha casa, era eu».

«Exit Trough the Gift Shop» acompanha um emigrante francês obcecado por street art, que vive em Los Angeles, e a sua evolução desde admirador deste tipo de arte até ele próprio se tornar num artista.

Fica por saber quem irá receber a estatueta caso Banksy vença mesmo o Óscar... ou se será ele próprio a subir ao palco, contrariando as regras da Academia.

Banksy – O artista sem rosto

Nunca revelou a sua identidade. Um capuz ou uma máscara de macaco protegem-no sempre da revelação. Banksy faz a sua arte assim, dentro de casa ou na rua (maioritariamente) compõe peças subversivas, satíricas e negras, quase sempre com uma mensagem política subjacente.

A sua tela são os muros de vários países. Não ficou no seu país natal e já deixou a sua marca em vários locais em todo o globo com os seus polémicos graffitis.

Veja aqui o
trailer de «Exit Through the Gift Shop»