Artigo

«Selfie» dos Óscares surpreendeu até a Samsung, garante a empresa

A Samsung disse que a «selfie» tirada na cerimónia de entrega dos Óscares, e que se tornou viral nas redes sociais em poucos minutos, foi uma «surpresa para todos».

Vários jornais disseram que tudo não passou de uma jogada de marketing planeada pela empresa, patrocinadora da edição deste ano dos prémios da Academia.

Depois da gigantesca publicidade gerada quando a apresentadora, Ellen DeGeneres, usou um smartphone Samsung para tirar a foto, o gigante sul-coreano da tecnologia garantiu que doará 1,5 milhões de dólares a instituições de solidariedade escolhidas pela anfitriã.

O Wall Street Journal (WSJ) informou que a «selfie» com várias estrelas de Hollywood «não foi de todo um imprevisto», alegando que o uso de um smartphone Samsung era parte de um acordo de patrocínio e publicidade de 20 milhões de dólares com a ABC, a emissora que transmite a cerimónia.

Nos ensaios, executivos da Samsung ensinaram DeGeneres a usar o Samsung Galaxy com que a foto foi tirada, revelou o WSJ.

Outros meios destacaram que, apesar de a anfitriã ter usado o aparelho da Samsung para fazer a «selfie», ela usou o seu próprio iPhone para mandar os tweets enquando estava nos bastidores.

Em comunicado, no qual não negou que a foto tenha sido programada, a Samsung afirmou que o «selfie» foi algo que «ninguém esperava».

«Embora fôssemos um dos patrocinadores dos Óscares e tivéssemos um acordo com a ABC, agradou-nos ver Ellen a usar o dispositivo, quando o mundo inteiro falou da 'selfie'», declarou a empresa. «Foi uma grande surpresa para todos. Ela captou algo que ninguém esperava», completa a nota.

A Samsung acrescentou que «em homenagem a esse momento épico», que gerou mais de 3 milhões de retweets, a empresa doará 1,5 milhão de dólares a duas organizações de solidariedade escolhidas pela própria Ellen DeGeneres: o hospital pediátrico St. Jude's e a sociedade protetora dos animais Humane Society.

Várias estrelas, como Brad Pitt, Bradley Cooper, Meryl Streep, Kevin Spacey, Lupita Nyong'o e Jennifer Lawrence, aparecem no agora mais famoso «selfie» de sempre.

Durante a festa, Ellen DeGeneres contou que o Twitter tinha «crashado» por causa da subida de acessos ao site e que a «selfie» tinha batido o recorde de retweets.

A apresentadora convidou os espectadores a continuar a partilhar a foto. Em cinco minutos, o «selfie» já tinha sido partilhado 100 mil vezes e, em 90 minutos, 1,9 milhão de vezes.

Comentários