Artigo

Senhor do Adeus protagoniza documentário sobre figuras de Lisboa

«Estórias» é o novo documentário de João Gomes («Natália, a Diva Tragicómica»), que se centra em quatro personagens de Lisboa, a mais célebre das quais é João Serra, o Senhor do Adeus. A primeira exibição é hoje, no Cinema São Jorge.

Dos carros em movimento, transeuntes falam e acenam a João Serra, o Sr. do Adeus, falecido a 11 de Novembro de 2010. Do seu hábito de acenar a automobilistas desconhecidos nasceu um facto mediático póstumo. Há homenagens, e músicas em sua honra. No filme «Estórias», João Serra partilha o ecrã com outras três «personagens». Há entre as quatro, singularidades mas também afinidades profundas. Acompanhamo-las enquanto se imergem na agitação dos seus quotidianos. Joaninha faz militantemente parte da massa anónima de figurantes que diariamente vive preenchendo plateias televisivas. Helena frequenta, como um refúgio quase místico, o seu ginásio. Frederico vive numa rotação notívaga permanente. No final do percurso percebemos que para João Serra «acenar já não é um hobby, é um remédio».

«Estórias» é o novo documentário de João Gomes, que já assinou em 2011 o popular «Natália, a Diva Tragicómica», sobre Natália de Andrade. A produção foi feita a pedido da RTP2, e centra-se em quatro figuras do quotidiano lisboeta, a mais célebre das quais é João Serra, o Senhor do Adeus.

O filme tem a sua primeira exibição hoje, 1 de abril, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Comentários